Instituto divulga semanalmente relatórios de balneabilidade para a população checar informações
Dálet Vieira
Dias ensolarados são sempre propícios aos banhos de mar, mas no período chuvoso é preciso se atentar a algumas recomendações. A equipe do Laboratório do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) indica que os banhistas evitem fozes de rios, praias e pontos próximos a galerias pluviais, em até 72 horas após as chuvas.
Para reforçar esse cuidado, a população pode acessar o relatório de balneabilidade de praias, rios e lagunas, feito semanalmente pelos técnicos do IMA. O documento é divulgado toda sexta-feira e fica disponível no site do Instituto: http://www.ima.al.gov.br./, bem como no aplicativo Nossa Praia, disponível para android e iOS.
É importante ficar atento também às chuvas que ocorram no dia, isso porque mesmo se o relatório apontar áreas balneáveis o ideal é não entrar em contato com essas águas. Os riscos são diversos, entre eles é a presença de coliformes fecais que podem acarretar em doenças.
Inclusive outros fatores nocivos à saúde no período chuvoso, nas águas que lavam as ruas das cidades e seguem em direção aos rios ou mares, é a presença de produtos químicos e a proliferação de microrganismos patogênicos.
Ademais existem pontos em Alagoas que devem ser evitados o ano inteiro, independente das chuvas. São eles: Riacho de Águas Férreas, em Maceió; Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel e Rio Persinunga, em Maragogi.