Coleta seletiva de papel é iniciada no Instituto do Meio Ambiente

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

A sensibilização dos funcionários está estre as estratégias adotadas para diminuir resíduos gerados pelo órgão

Clarice Maia

Os papéis utilizados nos diferentes setores do Instituto do Meio Ambiente (IMA) agora serão reaproveitados, para produção de rascunhos ou para a reciclagem. A ação articulada pela Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa se junta a outras açoes de modernização do órão, no sentido de produzir menos resíduos, cumprir o que determina a legislação e atender a população de modo mais eficiente.

Para garantir a coleta seletiva dos papéis, estão sendo colocadas caixas em todas as salas com separadores para aqueles que devem seguir para a reciclagem e os que ainda podem ser aproveitados para rascunho ou outros usos internos. Serão aproveitados jornais, revistas, impressos, rascunhos, envelopes, cadernos, papéis de fax, fotocópias, listas telefônicas, cartazes, aparas de papel, caixas de papelão e embalagem longa vida.

“Os funcionários estão sendo sensibilizados para colaborar e, se a experiência der certo, poderemos replicar em outros lugares”, comentou Pedro Normande, diretor de Desenvolvimento e Pesquisa.

O órgão já aproveita óleo utilizado em frituras para produção de sabão, com uma técnica simples e que é ensinada à população através de oficinas práticas. Os papéis coletados serão encaminhados para grupos que trabalham com coleta seletiva.

Com a coleta de papéis a equipe da Diretoria espera iniciar o correto gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no órgão e, dessa forma, diminuir a quantidade de resíduos gerados e atender a recomendação do art. 9 da Política Nacional de Resíduos Sólidos que trata da não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.