Proposta de Criação da APA Marinha Corais de Alagoas

PROPOSTA DE CRIAÇÃO

O litoral da capital alagoana apresenta grande beleza cênica, rica biodiversidade, mas sofre forte pressão do uso pelas populações humanas. Moradias, veraneio, turismo, pesca, atividades náuticas, área portuária, pólo industrial, entre outras atividades socioeconômicas, são alguns dos usos que existentes na região costeira e que geram impactos diretos ou indiretos na área marinha.

Além disso, possui inúmeras formações recifais, representadas por recifes de coral e de arenito, desde a linha de costa até alguns metros de profundidade. Tendo em vista a fragilidade dos ambientes costeiros e marinhos e a importância de sua conservação, os usos precisam considerar a perspectiva da sustentabilidade, visando à manutenção e o equilíbrio da biodiversidade e a perenidade dos serviços ecossistêmicos e ambientais.

Como prova desta importância ambiental foi criada a Área de Preservação Ambiental Federal Costa dos Corais (APA), com 80% desta área compreendida entre os municípios alagoanos, desde Maceió até Maragogi. (CORREIA & SOVIERZOSKI, 2010)

A área proposta para a nova Unidade de Conservação é bastante extensa englobando diversos ambientes como as áreas de praias, os recifes costeiros, pontos de interesse pesqueiros, naufrágios e recifes submersos.

Diante do exposto, objetivando dotar o litoral alagoano de mais estruturas de proteção, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), apresenta a proposta de criação da Unidade de Conservação de Uso Sustentável – Área de Proteção Ambiental Marinha Corais de Alagoas, que irá abranger 05 (cinco) municípios do litoral médio, Maceió, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Roteiro e Jequiá da Praia.

Esta APA servirá de elo de ligação entre a APA Costa dos Corais e a Reserva Extrativista (Resex) de Jequiá da Praia, dotando o Estado de mecanismos de manutenção e conservação ambiental marinha dos usos diretos e indiretos dos mesmo de forma sustentável.

Faça o Download do PDF com a proposta completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *