IMA leva serviços e educação ambiental para população de Arapiraca

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Os moradores da região poderão fazer o Cadastro Ambiental Rural e participar de diversas atividades

Clarice Maia

O plantio de árvores, ações educativas e a inserção de propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), estão entre as atividades que serão desenvolvidas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), nos próximos dias 29 e 30, em Arapiraca. A programação dos dois dias é aberta para o público e acontecerá na tenda serviços do Governo Presente, no Planetário e no Parque Ceci Cunha.

Na sexta-feira e no sábado, dias 29 e 30, os donos de imóveis rurais que ainda não se cadastraram no CAR, terão a oportunidade de inserir suas propriedades ou tirar dúvidas sobre o sistema. O Ministério do Meio Ambiente adiou o prazo final de cadastramento, para maio de 2016, mas aqueles que ficarem de fora poderão perder acesso a serviços como o crédito rural.

Ainda na sexta-feira, o órgão disponibilizará informações sobre seus serviços e, no Planetário, haverá jogos ambientais, teatro com fantoches produzidos com garrafas pet, exposição organizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e pintura de cartilhas. Além disso, durante uma oficina aberta para a participação da população, a equipe ensinará técnicas para reaproveitamento de materiais.

No sábado pela manhã, haverá o plantio de 50 mudas de árvores que se juntarão a outras 950 que deverão arborizar o Parque Ceci Cunha. Ao mesmo tempo, o IMA fará o peixamento no lago existente no Parque, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codesvasf).

Segundo informações do diretor-presidente do IMA, a participação na programação do Governo Presente reforça a iniciativa do órgão de ampliar as ações no interior do estado. “Nós estamos atendendo no Já! de Arapiraca e temos uma base instalada no município de Penedo, além da base descentralizada na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro. Queremos que a população sinta o órgão mais atuante e próximo”, comentou.