Ação do IMA coleta mais de meia tonelada de resíduos sólidos na praia do Sobral

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Atividade mobilizou técnicos do órgão e de instituições parceiras, além banhistas que estavam no local

Laura Nascimento*

No Dia Mundial da Limpeza (World CleanUp Day), ocorrido no último sábado (16), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou um mutirão de limpeza na praia do Sobral, localizada no Trapiche da Barra, onde foram coletados 610 kg de resíduos sólidos. Com o objetivo de alertar a população sobre a crise dos resíduos mal geridos, a atividade mobilizou não só técnicos do órgão como instituições parceiras e banhistas que estavam no local.

Além do Coletivo Praia Limpa, a Secretaria do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (Sedics) também participou, com outros colaboradores, das diversas atividades realizadas, que contaram com um alongamento inicial, oficina de pintura de ecobag, distribuição de sacolas biodegradáveis e sorteio de brindes. 

A iniciativa integra o projeto Nossa Praia, ministrado pela Gerência de Educação Ambiental (GEDAM) do IMA, que mobiliza a limpeza e preservação de praias de diversas localidades do estado de Alagoas. A mobilização ocorre como parte da programação do Setembro Verde. Já o World CleanUp Day é uma data celebrada no terceiro sábado do mês de setembro, a atividade é coordenada pela organização global Let’s Do It! World e incentiva o trabalho voluntário em prol do meio ambiente. 

Os mascotes Doroty, uma tartaruga, e Astro, um peixe-boi, marcaram presença como uma forma lúdica de representar a fauna. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, contando com a participação do público de todas as idades. 

Até mesmo crianças participaram do mutirão de limpeza, como forma de ensinar boas práticas ambientais desde pequeno. “As crianças são os nossos maiores multiplicadores de boas ações, elas contribuíram em todas as etapas do evento”, contou Keiliane Sara, bióloga e assessora técnica do IMA.

A população pode contribuir individualmente com essa iniciativa descartando os resíduos no local correto, contribuindo com os mutirões de limpeza realizados pelo IMA. Além disso, é necessário se adequar ao consumo consciente com pequenas atitudes, como recusar sacolas plásticas e utilizar ecobag, por exemplo.

Além do Coletivo Praia Limpa e a Sedics, participaram da ação as instituições: Paraíso das Águas, Corpo de Bombeiros ( Salvamento Aquático), Grupo da Igreja Batista Renovada, Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Trapiche da Barra (ASSCOMAT) e Norvinco Embalagens.

*Sob supervisão