Alagoas Mais Verde contribui em programa de arborização de Arapiraca

Instituto amplia ações no Agreste e participa de capacitação para destinação de resíduos sólidos

Janderson Oliveira

O projeto Alagoas Mais Verde do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) já plantou 980 mil mudas em cinco anos e motiva os municípios a promover a consciência ambiental dos cidadãos. O projeto inspirou a Prefeitura de Arapiraca a lançar o programa Arapiraca Verde para arborização da cidade nesta quarta-feira (28). O órgão ambiental será parceiro contínuo na doação de mudas.

Duas mil árvores nativas de mata ciliar foram plantadas na Lagoa do Pé Leve, comunidade da zona rural de Arapiraca. Estavam presentes na solenidade Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental e Ivens Leão, assessor executivo de gestão interna. A gestão municipal planeja ações para toda a cidade.

Lagoa do Pé Leve foi o primeiro local escolhido para arborização no progama municipal, com apoio do IMA

“Sou de Arapiraca e poder estar ajudando enquanto órgão ambiental é muito bom”, revela Ivens. “É a segunda maior cidade do Estado, num ponto de localização central e exemplo para outros municípios do interior. Poder realizar essas ações que visam melhorar a qualidade de vida ambiental e do cidadão é uma grande satisfação”, conclui.

IMA amplia suas atividades no agreste

A parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e o Instituto entrega resultados imediatos em ações diversificadas de plantio, fiscalização e capacitação.

“A tendência é que dentro desta cooperação a gente consiga evoluir ainda mais. Nossa perspectiva é intensificar as ações em Arapiraca e nos municípios do agreste, principalmente no plantio neste período, aproveitando a quadra chuvosa antes do mês do Meio Ambiente”.

O órgão ambiental também participou nesta semana de uma capacitação em Arapiraca para os membros do Conselho Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste) sobre o uso do Sistema Online de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Sgors/AL).

Apresentação do Sgors em capacitação

Paulo Freire, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, acompanhou a ocasião para fazer o passo-a-passo na emissão de Manifesto de Transporte de Resíduis (MTR) e solucionar dúvidas.

O momento foi conduzido por Fabrício Lima, engenheiro do Conagreste, e acompanhado pela Prefeitura de Arapiraca, na presença de Livia Acioly, superintendente de Meio Ambiente, e Caroline Valeriano, secretária de Limpeza Urbana.

A ampliação do Sgors em Alagoas neste ano, representou uma conquista para o primeiro estado do Nordeste a encerrar a atividade de todos os lixões em 2018. A plataforma permite ao IMA acompanhar as etapas do lixo, desde a geração ao destino final, assim podendo monitorar com maior eficiência possíveis infrações de descarte irregular.