Ameaçado de extinção, jacu é resgatado em Lagoa da Canoa

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Animal está sob cuidados no Cetas até poder retornar à natureza

Janderson Oliveira

Fiscais do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) resgataram um jacu no município de Lagoa da Canoa. O animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), nesta quarta-feira (3), para receber cuidados até poder ser destinado ao seu habitat. A ação foi provocada por atendimento de pedido de resgate encaminhado ao órgão ambiental.

A ave foi comprada clandestinamente quando ainda era filhote e cresceu em ambiente doméstico. O comportamento manso com humanos dificulta a soltura ao ambiente, afirma Ana Cecília, veterinária do Cetas.

“Desde a chegada do animal no Cetas ele se mostra à vontade com pessoas. Ele mesmo se aproxima sem medo, nos trata como parte do bando, o que é um risco no meio ambiente. Esse jacu não pode ser solto agora, pois é uma presa fácil para caçadores”, explica.

Equipe de fiscalização foi ao resgate para atender a atendimento da população. Entrega aconteceu sem resistência, portanto não houve autuação.

O IMA realiza a soltura de animais apenas quando é observado que há condições de autonomia e segurança para ele viver livre na natureza.

É estudada a possibilidade deste jacu pertencer a subespécie Penelope superciliaris alagoensis, exclusiva da Mata Atlântica de Alagoas e Pernambuco, mas que está criticamente ameaçada de extinção. Há incerteza pois o espécime foi encontrado em Lagoa da Canoa, área de Caatinga. Estudos estão encomendados para averiguar.

Outras subespécies de jacu, presentes no Estado, também estão sob ameaça de desaparecer.