Dois dias de atividades foram organizadas pelas equipes de coordenação das Unidades de Conservação e de educação ambiental do IMA/AL, na área conhecida como Pantanal alagoano
Clarice Maia
“A Área Proteção Ambiental (APA) de Marituba do Peixe foi criada, dentre vários objetivos, para garantir o uso sustentável dos recursos naturais presentes em ecossistemas de elevada importância ambiental, dentre eles a Várzea do Marituba, região conhecida como o Pantanal Alagoano, em virtude de extensa área alagada, onde os ribeirinhos promovem a pesca e o uso de fibras vegetais para a produção de artesanato conhecido além do Estado de Alagoas”.
A fala explicativa do geógrafo Alex Nazário, gerente de Unidades de Conservação, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), ressalta a importância da APA que, criada pelo Decreto 32.858/1988, comemora, em 04 de março de 2023, 35 anos de idade. Para comemorar foi organizada uma programação de dois dias, sexta-feira e sábado (3 e 4), com atividades na base descentralizada do órgão ambiental, na APA.
Localizada entre os municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo, inserida nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piauí e Marituba, a APA tem como principal objetivo preservar as características ambientais e naturais para garantir a produtividade pesqueira e a diversidade da fauna e da flora.
A Unidade de Conservação está inserida em uma bela paisagem, com um ecossistema formado por cordões arenosos e áreas alagadiças, por isso já foi batizado como pantanal alagoano. A flora varia por restinga, várzea e formações florestais. A fauna também é rica, se destacando uma diversidade de espécies de animais adaptados a ambientes terrestres e aquáticos, com destaque para a rica quantidade de peixes.
Nos dois dias de atividades, a equipe do IMA/AL preparou diversas ações, com a participação de membros do Conselho Gestor, na base descentralizada do Instituto, localizada na APA da Marituba.
A programação teve início na sexta-feira (03) com uma série de atividades de educação ambiental que envolveram crianças e adolescentes, de idades entre três e 15 anos. Os alunos da escola Municipal de Ensino Básico, Cônego Teotônio Ribeiro, localizada no povoado Murici no município de Penedo, participaram de cine ambiental, brincadeiras e jogos ambientais.
Em paralelo, os adultos puderam participar de uma oficina de fabricação de sabão ecológico, tendo o óleo utilizado em frituras como base.
No segundo dia de atividades, no sábado (04), a programação contou com a participação de membros do Conselho Gestor da APA. Em seguida houve um plantio de 20 mudas de espécies nativas. Na sequência foram afixadas três placas de identificação e sinalização da Unidade de Conservação.
As ações foram organizadas pelas Gerências de Unidades de Conservação e de Educação Ambiental que fazem parte da Superintendência de Preservação Ambiental do Instituto.