Atuação do IMA é tema de aula em curso de Engenharia Florestal na Ufal

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Consultora ambiental do órgão ministrou palestra para calouros

Janderson Oliveira

A educação molda o futuro da sociedade, portanto as instituições responsáveis devem oferecer um ensino que inclua referências das áreas. Nesta perspectiva, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) foi convidado para ministrar uma palestra para o curso de Engenheira Florestal da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O momento faz parte de um ciclo de palestras para os alunos calouros da disciplina de Introdução à Engenharia Florestal, sob coordenação da professora Sheila Carvalho, com apoio do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (Caef).

“Não tem como falar de gestão florestal em Alagoas e não falar do IMA. O órgão sempre trouxe o exemplo de execução de políticas ambientais no Estado em suas diversas atribuições. Contempla o objetivo de mostrar as diferentes perspectivas do profissional que formamos”, afirma a professora.

O órgão foi representado por Isabel Nepomuceno, consultora ambiental, graduada na primeira turma de Engenharia Florestal no Centro de Ciências Agrárias (Ceca/Ufal). O retorno ao curso foi considerado uma retribuição.

“É um prazer poder voltar ao curso de Engenharia Florestal como profissional e palestrante. É uma forma de retribuir todo conhecimento que eu adquiri nos cinco anos que passei na Universidade”, comentou Isabel.

Segundo a organização do ciclo de palestras, o convite a Isabel buscou reforçar o referencial do IMA na atuação do engenheiro florestal no Estado e promover um acolhimento especial aos calouros, que geralmente ingressam sem entendimento concreto do que é o curso.

“Acredito que esse é um momento muito importante para os calouros, ver alguém que se formou na área e na instituição que está ingressando pode ser inspirador e muitas vezes esclarecedor também”, pontua Isabel. “Quando caloura da primeira turma de Engenharia Florestal senti muita falta de um profissional da área que atuasse no Estado e pudesse mostrar como estava o mercado naquele momento”, destacou a consultora ambiental alocada na Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc).

O ciclo de palestras continua nas aulas de Introdução à Engenharia Floresta, de modo remoto e livre para espectadores. Os encontros virtuais ocorrem às sextas-feiras a partir de 13:30 via Google Meet. Para acompanhar os próximos temas e ter acesso aos links, está disponível a divulgação através da página de Instagram do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal: @caef.ufal.