1.300 mudas já foram plantadas em Penedo e Murici, com previsão para mais municípios
Janderson Oliveira
As árvores, além de arborização, vão servir de homenagem às vítimas da Covid-19, acalento para os entes queridos e agradecimento aos profissionais de saúde. É com essa proposta que a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e do Pacto pela restauração da Mata Atlântica (PACTO), trazem a campanha Bosques da Memória.
Em Alagoas, através do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), 30 bosques serão criados nos municípios da Zona da Mata, em locais de referência para visitação, promovendo esperança de dias melhores. Dois bosques já foram entregues nas cidades de Penedo e Murici, com plantio de 2.500 mudas, no total.
As espécies plantadas são nativas da Mata Atlântica, para que o ecossistema da região, com todos os seres envolvidos, seja respeitado.
Bosques são nomeados em homenagem a profissionais de linha de frente
A pandemia trouxe ainda mais consciência do papel fundamental dos profissionais que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS), salvaguarda da população brasileira. Em Alagoas, os bosques estão trazendo nominalmente este reconhecimento àqueles que deram a vida nesta batalha contra a Covid-19.
O bosque em Penedo tem o nome de doutor Hélio Lopes, enquanto em Murici a homenagem foi dedicada a enfermeira Elir Paula.
Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA afirma a importância desta iniciativa que agrega valor ao Alagoas Mais Verde, programa de plantio de mudas nativas no Estado.
“Ligamos a iniciativa dos bosques ao projeto Alagoas Mais Verde, valor com destaque a honra de homenagear as vítimas das cidades que lutaram contra esta doença durante a pandemia. Os efeitos no meio ambiente são de aumento na biodiversidade da região, diminuição da temperatura do ambiente e construção de áreas verdes para a população”, afirma.
As prefeituras alagoanas que tenham interesse em criar um Bosque da Memória, devem entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental IMA atrás do WhatsApp (82) 9 8833-9407, opção 5.