Botânico Mirim: crianças conhecem a Mata Atlântica em trilha na APA do Catolé e Fernão Velho

Os participantes do projeto do IMA conheceram o trabalho do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA)

Kamilla Abely / Ascom IMA

Observar a vegetação, os sons da mata e a matéria orgânica debaixo dos pés. Assim foi a manhã dos participantes do Botânico Mirim que realizaram uma trilha, nesta quarta-feira (5), percorrendo a Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho. As crianças puderam conhecer mais sobre o bioma da Mata Atlântica, aprender sobre uma Unidade de Conservação (UC) e ter contato com a natureza. 

A atividade, que integra a programação do projeto desenvolvido pelo Herbário MAC (Maceió), do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), contou com a parceria do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) que realizou uma palestra educativa de sensibilização contra crimes ambientais e exposição de animais taxidermizados.

“Foi um momento muito divertido onde as crianças puderam se reconectar com a natureza e também conhecer a importância e o papel do BPA para conservação da biodiversidade”, destacou a consultora ambiental do Herbário MAC, Giullia Magalhães.

A trilha foi recheada de desafios e aprendizados com a oportunidade de observar várias espécies de plantas nativas, além de animais silvestres que compõem o ecossistema local.

“Eu gostei de ouvir o barulho dos pássaros e também andar por aí vendo as árvores”, disse o pequeno Luiz Arthur, 8 anos.

Para Valentina Lima, 8 anos, o ponto alto foi ver os animais taxidermizados e observar a flora do local. “A gente viu muitos animais empalhados e a trilha foi incrível, vi plantas que eu nem conhecia, como o bambu”, afirmou. 

Sobre a APA

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho é uma Unidade de Conservação de uso sustentável criada a partir da Lei Estadual nº 5.347 de 1992, com área total de 3.817 hectares’ (38,17 km) localizados entre os municípios de Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Maceió e Rio Largo.