Botânico Mirim: crianças do Ronda no Bairro visitam o IMA em projeto do Herbário MAC

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O curso ambiental para o público infantil terá três meses com programação variada 

Janderson Oliveira 

O Instituto do Meio Ambiental do Estado de Alagoas (IMA/AL) abriu as portas nesta quarta-feira (4) às crianças. A iniciativa é parte do Botânico Mirim, projeto do Herbário MAC com apoio da Ronda no Bairro. Serão três meses de programação com encontros semanais que vão de aulas teóricas até a visita à Laguna Mundaú no barco-escola. 

O Jardineto Botânico do IMA foi alvo de olhares e toques curiosos nesta manhã, próprios das crianças da faixa etária de 9 a 13 anos, estudantes de diferentes escolas, mas todas moradoras do bairro do Jacintinho. O apoio da Ronda no Bairro gerencia toda a logística com os pequenos. Eles serão levados às aulas com o cuidado e segurança da Ronda.

Crianças foram acompanhadas pela Ronda no Bairro até o IMA e guiados pela equipe do Herbário MAC na visita ao Jardineto Ecológico. Foto: Ascom/IMA

A equipe do Herbário MAC preparou uma programação educativa de três meses com encontros semanais. As crianças terão aulas práticas e teóricas, visitas externas na Laguna Mundaú e Parque Municipal, exame de plantas, comemoração do Dia do Cientista e didática com brincadeiras, desenhos e músicas.

“O objetivo do Botânico Mirim é mostrar às crianças como admirar e usufruir a natureza”, afirma Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC, “sempre tivemos ligação com crianças que vêm visitar o Herbário e se encantam com Jardineto do IMA, então decidimos transformar isso em projeto”, esclarece.

Durante o projeto, equipe do Herbário MAC ensina sobre a natureza e a relação com a história de Alagoas. Foto: Ascom/IMA

Durante as visitas, as crianças aprenderão sobre as plantas e sua relação com a história de Alagoas, a exemplo da Craibeira, árvore símbolo do Estado. O início oficial do projeto acontece na próxima quarta-feira (11). 

Brincar e aprender, conhecendo e admirando a natureza alagoana. Este é o grande objetivo do Botânico Mirim, projeto-piloto do IMA que deve render muitos frutos nos três próximos meses.