Animais precisam de cuidados especiais por período mais prolongado até o retorno à natureza
Janderson Oliveira
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebe cerca de 500 animais por mês, sendo alguns filhotes órfãos, vítimas do tráfico e outros crimes. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), está promovendo uma campanha de doação de materiais para esses bichos que necessitam de cuidados especiais.
A população pode colaborar com a doação de bichos de pelúcia; lençóis, toalhas de banho e paninhos; lonas; bolsa térmica; leite de cabra, de vaca ou de soja (da marca Soya); mamadeiras para filhotes (encontra em petshops) e jornal impresso.
Alguns desses itens têm uso exclusivo para filhotes, a exemplo do bicho de pelúcia. Ele desempenha o papel de mãe, explica Ana Cecília, veterinária do IMA alocada no Cetas.
“É como se fosse a mãe dos filhotes, pois eles ficam agarrados quando novinhos. Então o bicho de pelúcia, peludinho, ajuda no desenvolvimento dos pequenos órfãos”, afirma.
A veterinária também estima que o Cetas recebe cerca de 10 filhotes por mês e geralmente são mamíferos que precisam de cuidados especiais por um período mais longo.
“Os mamíferos filhotes são mais dependentes, em comparação a répteis, por exemplo. Eles são indefesos e têm um desenvolvimento mais demorado”, detalha Ana Cecília, “no caso de algumas espécies, precisamos ter um cuidado distante, sem muito contato, para não deixar dócil e acostumado com a presença humana. O animal precisa desenvolver o instinto selvagem para possibilitar sua soltura à natureza”, conclui.
As doações ao Cetas podem ser entregues nas sedes do IMA e do Ibama, de seguintes endereços:
IMA
Avenida Fernandes Lima, nº 679. Farol – Maceió/AL
Shopping Cidade, 2º andar
Horário de funcionamento: 8 às 14h
Ibama
Avenida Fernandes Lima, nº 4.023. Farol – Maceió/AL
Horário de funcionamento: 8 às 12h e 14 às 18h