Centro de Pesquisa da PUC destaca Alagoas por avanços em análises do Cadastro Ambiental Rural

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Mais de 2.800 análises foram realizadas em apenas três meses 

Dálet Vieira

Alagoas se destacou no último ano, de acordo com o Climate Policy Initiative (CPI), nas análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Em 2024 há a meta de avançar ainda mais nesse sentido e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) destaca que apenas entre os meses de novembro de 2023 a janeiro deste ano, mais de 2.800 novas análises foram realizadas. Esses dados representam a efetividade nas ações propostas e realizadas ao decorrer desses anos.

Para alcançar essa notoriedade no relatório da Climate Policy Iniciative,que possui parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), diversas ações foram feitas ao longo dos anos. Entre elas estão os mutirões que acontecem nos municípios do estado, eventos para esclarecimento dos proprietários de imóveis rurais, bem como uma equipe que foi formada, no final de 2023, com o intuito de dar celeridade para as análises dos cadastros. 

Adalberto Souza, consultor ambiental do IMA, afirma que o avanço nos dados foi impulsionado em função do aumento da equipe dedicada à agenda, através da contratação de mais técnicos, motivada pela necessidade de analisar os Cadastros  Ambientais Rurais do imóvel inseridos na APP do Rio São Francisco. 

“As análises ganharam escala e foram expandidas para imóveis rurais dentro de unidades de conservação ou vinculados a processos de licenciamento ambiental. Também vale destacar que o CAR é uma ferramenta que veio para auxiliar nas regularizações ambientais, combate ao desmatamento ilegal e monitoramento das áreas de recuperação de propriedades rurais”, explica o consultor.

É importante esclarecer que o Cadastro Ambiental Rural não deve ser confundido com o processo de licenciamento ambiental das atividades desenvolvidas em uma propriedade, nem como documentação de regularização fundiária. Todavia, é uma condição obrigatória para a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Pois através do CAR, é feito o mapeamento detalhado da propriedade, servindo como um antecedente para as futuras ações de recomposição no passivo ambiental, caso este exista, na área rural em questão.

Além do mais, possuir o CAR e estar em concordância com o PRA, garante que os proprietários tenham alguns benefícios. Entre eles está a integração da prática agrícola e a sustentabilidade, incentivos financeiros e acesso ao crédito rural. 

Como realizar o Cadastro Ambiental Rural?

Para fazer o cadastro basta acessar o link: https://www.car.gov.br/#/ e ser redirecionado para o sistema oficial do Governo Federal. Por lá, basta clicar em “Faça seu CAR” e na sequência optar por “Alagoas”. Logo aparecerá uma página com o Módulo de Cadastro, que deve ser instalado no computador para prosseguir com os demais passos especificados no site. 

Após concluir todas as etapas, os dados serão automaticamente enviados ao IMA que fará a análise e validação do cadastramento. Em caso de inconsistências, os técnicos do órgão ambiental vão entrar em contato com o responsável, o que reforça a necessidade de inserir informações válidas no ato do cadastro.