Começa Botânico Mirim, curso de formação com crianças do Jacintinho

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Começa Botânico Mirim, curso de formação com crianças do Jacintinho

Janderson Oliveira

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) realizou nesta quarta-feira (11) a abertura do projeto Botânico Mirim. A iniciativa é promovida pelo Herbário MAC, em parceria com o Ronda no Bairro. O curso terá duração de três meses com aulas no órgão ambiental e excursões em campo. 

As crianças receberam os primeiros materiais do kit de explorador botânico – camisa, boné, bandana, bolsa, garrafa e crachá, e percorreram diversos setores do Instituto. Do Laboratório de Estudos Ambientais até a Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação, não faltaram indagações curiosas e olhares surpresos dos pequenos. 

Gustavo Lopes, presidente do IMA, distribui kits às crianças. Foto: Ascom/IMA

O Botânico Mirim beneficia não apenas a natureza, mas também as crianças do bairro do Jacintinho, inclusas no Pelotão Mirim, projeto da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promovido através do Ronda no Bairro. Segundo Esvalda Bittencourt, secretária, a parceria com o IMA expande as ações do programa. 

“Nós já trabalhamos questões de cidadania, lazer, esporte e cultura para estas crianças que vêm de condição de vulnerabilidade social. Agora elas também vão aprender como preservar a natureza e, como já é de costume, compartilhar em casa o conhecimento adquirido”, afirma a secretária no evento de abertura. 

Turma do Botânico Mirim é composta por crianças de 9 a 13 anos, moradoras bairro do Jacintinho. Foto: Ascom/IMA

O Botânico Mirim faz parte da comemoração dos 40 anos do Herbário MAC. O setor é mais antigo que o próprio IMA e atua como um museu vivo da flora alagoana. É seu compromisso sempre passar adiante as décadas de conhecimento acumulado. A projeto reafirma essa missão, explica Rosângela Lemos, curadora do acervo. 

“Vamos formar esta primeira turma de Botânico Mirim com o objetivo de serem multiplicadores, seja em casa, na escola ou na rua”, afirma a bióloga. “Eles estão muito empolgados com o projeto. Isso é ótimo, pois nós precisamos deles. Eles são o nosso futuro. Eu tenho certeza de que vão nos ajudar a preservar a natureza”, confessa. 

Primeira turma do Botânico Mirim com equipe do IMA e Ronda no Bairro. Foto: Ascom/IMA

O Botânico Mirim continua com encontros semanais nos próximos três meses. As crianças terão aulas práticas e teóricas, visitas externas na Laguna Mundaú e Parque Municipal, exame de plantas, comemoração do Dia do Cientista e didática com brincadeiras, desenhos e músicas. Durante os encontros, também aprenderão sobre a história de Alagoas e do Brasil, através da natureza, a exemplo da Craibeira, árvore símbolo do Estado.