Grupo deverá decidir medidas emergenciais ou possíveis ações para remediação do problema
Clarice Maia
O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) realiza nesta terça-feira (14) uma reunião com as principais organizações responsáveis pelo monitoramento da mancha de poluição que se espalhou pelo rio. Representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) devem apresentar um resumo com fotografias feitas durante sobrevôo e vistoria no local, além de mapas produzidos com base nos pontos georreferenciados.
Entre os convocados para a reunião estão o Ministério Público Estadual e Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O encontro está previsto para acontecer às 10h, no hotel Atlantic Suite, em Maceió.
Ainda na segunda-feira o IMA intima a Companhia Hidroelétrica do São Francisco a apresentar relatório do procedimento de abertura de comportas, realizado no final de fevereiro. Isso porque, afora esse procedimento, não há indícios de que o problema tenha sido originado por algum outro empreendimento da região. Na terça-feira (14), a equipe do Instituto continua com ações de fiscalização, monitoramento e coleta de amostras na região. A perspectiva é que o resultado seja divulgado ainda essa semana.
A operação da Companhia teria sido autorizada pelo Ibama de Pernambuco, vez que o órgão é responsável pelo licenciamento e monitoramento das atividades da Chesf no rio São Francisco. O IMA está acompanhando a situação devido aos impactos sócio-ambientais causados no estado.