Originalidade, composição da imagem, criatividade, ineditismo, relevância e valor socioambiental são alguns dos critérios de avaliação
Laura Nascimento*
Com o tema “Solução Para a Poluição Plástica”, as inscrições para o VII Concurso de Fotografia Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) vão até o dia 18 de setembro. Esta sétima edição tem o objetivo de incentivar reflexões sobre a relação entre pessoas, biodiversidade e meio ambiente.
Os participantes podem ser profissionais de fotografia ou não, nascidos em Alagoas ou radicados no Estado, com idade acima de 18 anos. Três premiações serão feitas no valor de R$ 3 mil, na categoria Geral, e mais um prêmio, também de R$ 3 mil, será destinado à nova categoria Mulher Fotógrafa que premia uma das inscritas no concurso.
Entre os critérios de avaliação estão: originalidade, composição da imagem, criatividade, ineditismo, relevância e valor socioambiental, além do instante do acontecimento e as técnicas utilizadas pelos participantes. Ainda, é importante destacar que as imagens devem ser alagoanas, ou seja, ter a localização em Alagoas indicada e representar a biodiversidade nativa do Estado.
Os vencedores serão selecionados por uma Comissão Julgadora, formada por profissionais e especialistas, tendo como base os critérios definidos no regulamento do concurso. Cada participante só poderá inscrever uma única fotografia, que deve ser inédita e capturada no período entre junho de 2022 a setembro de 2023.
A documentação do participante é exigida no momento da inscrição, também é importante ficar atento à indicação de possíveis desclassificações dos trabalhos. Portanto, antes de se inscrever, confira todo o regulamento acessando o link:https://www2.ima.al.gov.br/app/uploads/2023/08/REGULAMENTO-CONCURSO-DE-FOTOGRAFIA-N7.pdf
As inscrições são online e gratuitas, feitas no do site do IMA por meio do link: https://doity.com.br/concursodefotografiaambiental7. Os resultados e demais informações sobre o concurso serão divulgadas através das redes sociais do órgão. Entre 40 e 50 trabalhos poderão ser selecionados como semifinalistas para compor o catálogo da edição.
*Sob supervisão