Os técnicos do IMA fizeram uma apresentação sobre a nova gestão e a competência dos órgãos estadual e municipais
Clarice Maia
Construtores, proprietários de empresas do setor da construção civil e de empreendimentos imobiliários puderam esclarecer diversas dúvidas, principalmente sobre licenciamento ambiental, com os representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), durante evento realizado nesta quarta-feira (19).
Segundo o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, havia sido solicitado esse momento para que o órgão pudesse apresentar as inovações que estão sendo implantadas na nova gestão e para que os técnicos pudessem esclarecer dúvidas existentes entre representantes do setor.
“Ficou bem claro que as principais dúvidas são sobre licenciamento abiental, desde as responsabilidades pertinentes aos órgãos estadual e municipais até a simplificação que está sendo implementada em algumas etapas”, comentou o diretor-presidente.
Gustavo Lopes explicou ainda que “a ideia é discutir de modo conjunto as alternativas para garantir o trabalho do setor da construção civil, que é importante para a economia do estado, e ao mesmo tempo cumprir o que determina a legislação, no sentido de evitar danos ao meio ambiente”.
Os participantes quiseram entender, em relação ao licenciamento ambiental, o que é competência do IMA e o que é da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), quais as etapas que estão sendo discutidas com o Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) para serem realizadas de modo mais simples.
Além do diretor-presidente, os diretores de licenciamento e de monitoramento e fiscalização, Leonardo Vieira e Ermi Ferrari, o coordenador jurídico, Sérgio Figueiredo, e o chefe de gabinete, Taciano Vital, também participaram do evento que aconteceu na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon/AL) com representantes da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi).