O treinamento é resultado da parceria com o Ibama e com o BPA para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo órgão
Clarice Maia
A melhoria e o aprimoramento dos serviços oferecidos ou trabalhos realizados pelos técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Esse é o resultado esperado com a realização da formação voltada apenas para as equipes dos diversos setores do órgão estadual e que aborda, até o dia 14, importantes temáticas como direito ambiental, infrações, monitoramento e planejamento operacional.
O treinamento é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). São 25 técnicos que participam integralmente da formação ou eventualmente nas temáticas de interesse do trabalho. Eles pertencem a diversos setores do órgão, tais como as Diretorias de Monitoramento e Fiscalização, de Licenciamento, e a de Unidades de Conservação.
Segundo o diretor de Fiscalização, Ermi Ferrari, as aulas são direcionadas para ampliar os conhecimentos dos técnicos em “direito e legislação ambiental, infrações contra o meio ambiente em fauna e flora, poluição, degradação, Unidades de Conservação, monitoramento, emergências ambientais, planejamento operacional de ações de fiscalização, instrução e julgamento de auto de infração”.
As aulas tiveram início na segunda-feira, dia 03, e seguem até a sexta-feira, dia 14. O diretor explica que elas são ministradas por servidores do Ibama e do BPA. Entre eles “João de Deus, procurador chefe da Advocacia Geral da União”, em Alagoas, como representante da procuradoria federal especializada no Ibama.