Ação iniciou às 9h na sede do órgão ambiental e contou com a participação de colaboradores e comunidade
Dálet Vieira
A doação de sangue é um ato humanitário capaz de salvar diversas vidas e nesta quarta-feira (14), em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) junto ao Hemocentro de Alagoas (Hemoal) faz uma ação interna na sede do órgão ambiental com a participação de colaboradores e população geral.
Logo com a chegada da equipe multidisciplinar do Hemoal, os profissionais do Instituto começaram a fazer filas para a triagem e a população também passou a se concentrar na recepção do segundo andar do Shopping Cidade.
Segundo Beatriz Soares, recepcionista do IMA e uma das primeiras pessoas a doar sangue na ação, a campanha viabilizou a vontade de ser doadora que havia surgido com o incentivo de um familiar que já é doador há cinco anos.
“Além da doação de sangue também pude fazer o cadastro para ser doadora de medula óssea e já saí incentivando os meus amigos, porque a ação é bem rápida e com alguns minutos do dia podemos fazer um bem imenso a várias pessoas”, destacou Beatriz que também descobriu, durante a triagem, que uma única bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.
Com bastante entusiasmo, Alcides Francisco dos Santos, motorista do órgão ambiental, contou que o desejo de doar sangue era antigo e garante que agora essa atitude será replicada mais vezes. “Eu sempre quis ser doador de sangue e não podia porque estava com pressão alta, agora que minha pressão estabilizou, pude doar pela primeira vez de muitas vezes que virão, com certeza!”, expôs.
E não foram só os colaboradores do IMA que participaram da doação. Yuri Wagner Ciriaco, doador de sangue desde 2018, ficou sabendo da Campanha e decidiu reservar o início da tarde para fazer a doação.
“Eu faço quatro doações de sangue ao ano e fiquei muito encantado com essa iniciativa porque é muito bom quando vemos os órgãos se solidarizando com esse bem maior e mobilizando ações como essa”, relatou Ciriaco, que também agradeceu aos profissionais do Hemoal e do IMA pela acolhida na sede.
A ação foi bem positiva e totalizou 52 doações de sangue, além de 28 cadastros para doação de medula óssea. Vale frisar que a Campanha do IMA aconteceu até às 16h, mas a população pode doar nas Unidades do Hemoal dispostas na capital e no interior:
Maceió
Unidade Via Expressa (Ao lado do Hospital Metropolitano)
Segunda a sexta-feira – Das 7h às 18h
Sábado – Das 7h30 às 17h
Unidade Trapiche (Ao lado do Hospital Geral do Estado – HGE)
Segunda a sexta-feira – Das 7h às 18h
Sábado – Das 7h30 às 17h
Arapiraca
Unidade Eldorado (Próximo à Escola Alternativa)
Segunda a sexta-feira – Das 7h às 12h e das 13h às 17h
Sábado – Das 7h30 às 12h e das 13h às 16h