Alagoas comemora Dia Nacional da Floresta Atlântica com índice de desmatamento próximo a zero

Programa do IMA atinge, no mês de junho, um milhão de mudas nativas plantadas no estado

Janderson Oliveira

A Floresta Atlântica ocupa mais da metade do Estado de Alagoas. Nesta data especial para o bioma, 27 de maio, o Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) recebe com honra o estudo da ONG SOS Mata Atlântica que coloca o estado em destaque pelo índice próximo a zero de desmatamento.

Este marco é uma conquista que se repete em mais um relatório bienal do Atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica (2019-2020). É o resultado do trabalho em conjunto de frentes que o IMA atua, reconhece Gustavo Lopes, diretor-presidente do órgão ambiental.

“Esse estudo constata todo o trabalho que a gente tem de reflorestamento, educação ambiental, fiscalização, licenciamento e criação de novas unidades de conservação”, afirma Gustavo.

“Alagoas segue na vanguarda em questões sobre o meio ambiente, dando exemplo para todo o Brasil”, conclui.

Muitas ações são desempenhadas pelo IMA para alcançar este baixíssimo índice de desmatamento.

Fiscais do órgão vão as ruas cotidianamente para atender denúncias feitas pela população, que nestes primeiros cinco meses do ano já somaram mais de 500 ocorrências registradas no aplicativo IMA Denuncie. A fiscalização do Instituto é considerada um serviço essencial e não cessou mesmo no período mais severo da política de isolamento social no estado contra a Covid-19, no ano de 2020.

Servidores do licenciamento, embasados na legislação ambiental, contribuem em medidas preventivas para que empreendimentos instalados em Alagoas causem o mínimo impacto de degradação, previsto em lei.

Enquanto isso, a proporção de Unidades de Conservação (UC) no estado cresce ano a ano, principalmente as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) na Mata Atlântica. O número deste tipo de UC aumentou 100%, desde 2015. Ela é perpétua e não aceita modificações, mas pode ser utilizada para atividades como o ecoturismo.

Programa Alagoas Mais Verde atinge marca de um milhão de mudas nativas plantadas nos municípios

O desmatamento de vegetação é o tipo de crime ambiental mais comum a ser registrado pela população, de acordo com os dados do aplicativo IMA Denuncie. A legislação ambiental exige que os responsáveis realizem o Plano de Reflorestamento de Áreas Degradadas (Prad), no entanto a Gerência de Educação Ambiental do IMA (Gedam) também contribui no resgate das matas no estado com o programa Alagoas Mais Verde.

A iniciativa, lançada em 2015, deve atingir, em junho deste ano, o marco de um milhão de mudas nativas plantadas na Mata Atlântica e na Caatinga, biomas presentes no Estado.

A conquista será comemorada durante o Mês do Meio Ambiente 2021, evento anual promovido pelo IMA durante as semanas de junho. A programação de atividades de plantio, videoaulas e lançamento de projetos será divulgada em breve.

A gestão municipal que desejar contribuir no reflorestamento do estado, a partir do Alagoas Mais Verde, deve enviar ofício ao IMA solicitando a realização do programa na cidade.