Ecofont é uma das inovações propostas pelo Instituto do Meio Ambiente

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O órgão adota o estilo de fonte para economizar gastos e colaborar com a preservação ambiental

Clarice Maia

A preservação ambiental passa também pela adoção de novas práticas que evitem o desperdício e o uso excessivo dos recursos naturais. Dessa forma, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), adota mais uma estratégia para manter a coerência entre suas ações e o funcionamento do órgão: todos os computadores ligados na rede interna instalaram a chamada Ecofont e começam a imprimir documentos com economia, de tinta e de gastos.

Na prática, a utilização da Ecofont pode garantir uma economia de até 50% de tinta ou toner. Durante a impressão são feitos pequenos círculos nas letras, imperceptíveis a olho nu e que não alteram a qualidade do material impresso, não atrapalha a legibilidade. No IMA a inovação foi instalada em todos os computadores e os servidores começam a se familiarizar com a novidade.

“A preservação ambiental também passa por mudança de hábitos, comportamento e modernização do ambiente de trabalho”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do Instituto.

A fonte Open Source, sem restrições comerciais de uso, pode ser usada em PCs e MACs. Em relação à fonte Arial tamanho 11, a EcoFont, tamanho 10 (dimensões equivalentes), utiliza aproximadamente 26% a menos de tinta.A utilização é uma das estratégias utilizadas pelo órgão para colaborar com a preservação ambiental. Além dela há o reaproveitamento dos papeis para produção de rascunhos e para a reciclagem, e ainda a gradativa utilização das águas que saem dos condicionadores de ar.

A Ecofont foi criada em 2008 pelos designers Rick van den Bos, Gerjon Zomer e Alexander Kraaij da empresa holandesa Spranq, inicialmente apenas para economizar tinta nas impressões. A primeira criada foi a Ecofont Vera Sans, mas a posterior aplicação do conceito em outras fontes mostrou que poderia haver ainda mais economia. Com o software Ecofont é possível escolher e aplicar o princípio dos círculos nas fontes mais utilizadas: Arial, Verdana, Calibri, Times New Roman, entre outras.

A economia de custos acontece pela diminuição de tinta ou de toner, a contribuição com a preservação ambiental acontece inclusive com a redução na produção de carbono. Há outros órgão e empresas adotando a Ecofont no Brasil, um exemplo conhecido é o da Advocacia Geral da União, que também adotou em todos os seus computadores o estilo de fonte, e estima economizar meio milhão de reais.