Ainda em maio o Instituto visitará outros municípios dependentes do rio
Elayne Pontual
A Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa (Didep) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) participa, esta semana, das ações realizadas pela Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica no Rio São Francisco (FPI do São Francisco), levando atividades de educação ambiental para escolas municipais e estaduais das comunidades margeadas pelo “Velho Chico”.
Segundo Pedro Normande, diretor de Desenvolvimento e Pesquisa do IMA, o projeto de educação ambiental complementa as ações realizadas pela FPI, “por fugir do caráter punitivo da fiscalização”. De acordo ele, a ideia principal é capacitar professores e gestores públicos através de palestras ligas às problemáticas da região.
Além das atividades de educação ambiental, a Didep fez replantio de mudas nas escolas visitadas, com espécies típicas da região. Os municípios visitados foram Batalha, São José da Tapera e Pão de Açúcar. Nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio, a Diretoria visitará outros municípios banhados pelo São Francisco, levando noções de direitos e deveres de cidadania a estudantes e moradores.