Educação Ambiental reúne moradores de Penedo em ações de sensibilização

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

A equipe do IMA preparou programação voltada à todos os públicos fazendo o evento acessível e dinâmico

Dálet Vieira

Primeira ação do mês de março nas comunidades de Penedo foi produzida pela Gerência de Educação Ambiental (Gedam), do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), durante esta semana, na terça e quarta-feira (10 e 11). Na programação: oficina, Cinema Ambiental e esclarecimentos de dúvidas a respeito da proteção ao meio ambiente.

Como início, os moradores do povoado Murici participaram da oficina de sabão ecológico em que puderam conhecer o processo de saponificação. O principal elemento utilizado para a atividade é o óleo de cozinha que já foi usado, com isso, a população local aprende sobre reutilização e descarte correto desse material. 

Morador do povoado Murici participa da oficina de sabão do IMA Foto: Ascom IMA

“Eu achei interessante reutilizar o óleo que seria jogado e estaria degradando o meio ambiente. Agora podemos reutilizar ele de uma forma sustentável e até economizar nos produtos em casa. Muita gente aqui da comunidade não conhecia esse produto e agora vai estar podendo utilizar no dia a dia, nos afazeres domésticos”, relata Paulo Henrique Almeida, morador e diretor da Associação do povoado Murici.

Além de ensinar o passo a passo e chamar um morador para fazer sabão diante da comunidade, a equipe de Educação Ambiental distribuiu amostras do sabão ecológico e a receita. O morador Paulo Henrique Almeida ainda comentou que as ações feitas pelo IMA são necessárias à comunidade para que possa haver sensibilização sobre as causas socioambientais.

“Através desse tipo de ação a comunidade pode abrir os olhos para tentar reutilizar não só o óleo como foi ensinado hoje, mas também outras coisas, outros produtos. Muitas dessas pessoas são mães de família que passam o dia em casa e agora, através dessa oficina, elas estão adquirindo conhecimento”, finaliza o morador.

Ao fim da oficina, o Cinema Ambiental exibiu um documentário sobre as tartarugas marinhas que despertou interesse e curiosidade das crianças que estavam presentes.

IMA leva atividades para Marituba do Peixe Foto: Ascom IMA

Encerrando as ações no município de Penedo, na quarta-feira (11), a comunidade Marituba do Peixe, também aprendeu a fazer sabão reutilizando o óleo de cozinha. O povoado está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA), que faz parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o qual visa preservar e manter a biodiversidade local.

Visando a sensibilização dos moradores e uma conversa sobre a preservação local, o Cinema Ambiental expôs alguns curtas metragens que abordaram a temática de desmatamento e preservação de animais.

Belinaura Fernandes Thomaz, moradora do povoado Marituba do Peixe, participou da discussão sobre meio ambiente, abordada depois da exibição dos documentários, e expôs suas opiniões acerca do tema.

Oficina de sabão ecológico fez parte da programação feita pela Gedam. Foto: Ascom IMA

“Gostei muito dos documentários que mostraram a destruição que o homem faz ao meio ambiente, a gente pôde ver que o que eles fazem acaba trazendo problemas não apenas para quem fez, mas para todos. Acho que as pessoas deveriam se importar mais com o meio ambiente e ter mais zelo com os animais”, expõe Belinaura.  

A moradora também observou o quanto as crianças se mantiveram atentas aos conteúdos divulgados e interagiram nos debates.

Crianças da comunidades também participam e interagem nas ações. Foto: Ascom IMA

“Esse tipo de ação que o IMA traz também é importante para as crianças da comunidade, porque elas prestam atenção e passam para os adultos. Quanto mais coisas vocês trouxerem mais a gente aprende”, ressalta a moradora do povoado Marituba do Peixe.