Equipe do projeto Alagoas Mais Verde planta árvores em Maceió

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Os exemplares de espécies significativas, como a Craibeira, foram plantadas no canteiro central da Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Para descansar, melhorar a temperatura, abrigar pessoas e ninhos de passarinhos, encantar durante o florescer, produzir frutas e frutos, para tudo isso e muito mais existem as árvores, com certeza figurando entre as mais simbólicas representantes da natureza. Nas áreas mais urbanas, há quem se incomode com as raízes ou com as folhas a se espalhar pelo chão. O certo é que com elas todo o ambiente fica mais agradável.

Pensando nisso, a equipe do projeto Alagoas Mais Verde, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), replantou 160 mudas no canteiro central, localizado na Avenida Fernandes Lima, em Maceió. Oriundas do bioma Mata Atlântica, foram escolhidas exemplares de: Ipê-rosa, Ipê-amarelo-cascudo, Ipê-roxo, Sabonete, Craibeira, Pata-de-vaca, Baracuina.

A iniciativa se deu após uma vistoria realizada percorrendo a área do canteiro, desde a praça Centenário até o Aeroporto, quando foram verificadas que algumas espécies haviam sido suprimidas. Pensando no bem estar da população houve o plantio.

Projeto

O Alagoas Mais Verde existe desde o ano de 2015, com o objetivo de arborizar ainda mais os municípios alagoanos e recuperar áreas desmatadas, com o plantio de mudas de árvores nativas. O projeto já contemplou os 102 municípios do Estado e, em junho de 2021, a iniciativa bateu a meta de 1 milhão de mudas plantadas em todo o território alagoano. Para celebrar este marco, uma craibeira (Tabebuia Aurea), árvore símbolo do Estado, foi plantada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho.