A denúncia recebida através do Canal Verde do IMA foi averiguada por técnicos da Fiscalização e da Gestão de Fauna
Clarice Maia
A partir de denúncia recebida através do Canal Verde do Instituto do Meio Ambiente (IMA), as equipes da Gestão de Fauna e de Monitoramento e Fiscalização estiveram, na quinta-feira (22), no município de União dos Palmares, para averiguar possível maus tratos a animais silvestres. O proprietário do empreendimento foi autuado por irregularidades e por falta de licença ambiental.
No local, havia quatro veados-catingueiros e oito porcos catetos. Em junho desse ano, o proprietário fora autuado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que o deixou como depositário dos animais.
“Encontramos os animais em bom estado de tratamento. Estavam em um local apropriado, com boa alimentação e se reproduzindo. Nesse sentido, orientamos o responsável a regularizar a situação para que ele não seja autuado novamente em outro momento, por falta de registro dos animais”, comentou Epitácio Correia, consultor ambiental do IMA.
Entretanto, a equipe do IMA encontrou ainda um quati que vivia amarrado em um local inapropriado e, aparentemente, sofria maus tratos. Por isso, o proprietário do empreendimento foi autuado em flagrante e levado para a delegacia por policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência.
Além disso, os técnicos da Gerência de Monitoramento e Fiscalização emitiram uma autuação porque o local funcionava sem licença ambiental e lançava os efluentes sem tratamento, e de modo irregular, no ambiente. O prazo para apresentação de defesa é de 20 dias.
Qualquer pessoa pode denunciar utilizando o Canal Verde, que funciona no telefone 0800 082 1523. Mas, também através do aplicativo IMA Denuncie, das redes sociais e do endereço de contato disponível no site www.ima.al.gov.br.