Fiscais do IMA flagram caça submarina na Piscina do Amor

Os equipamentos foram aprendidos e as pessoas abordadas autuadas e multadas

Uma equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) flagrou, nesta quarta-feira (16), duas pessoas que realizavam caça submarina na região conhecida como Piscina do Amor, na enseada da Pajuçara. O arrecife possui 42 hectares e é considerado zona de exclusão para diversos tipos de usos, desde junho desse ano, conforme resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental.

A denúncia foi enviada ao IMA através de fotografia da pequena embarcação que estava dentro da área delimitada e identificada por boias de sinalização. Não é a primeira vez que são encontradas pessoas que insistem em depredar ou utilizar os recursos existentes naqueles arrecifes.

“Até mesmo as boias que delimitam a área já foram arrancadas ou cortadas. Por isso o monitoramento deverá ser intensificada nos próximos dias, principalmente durante o período de verão, quando o uso da região recifal aumenta”, comentou Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA.

Ele disse ainda que “o uso indevido e a depredação podem comprometer as ações propostas para a recuperação daquela região e de transformar a Piscina do Amor em um grande berçário natural”, disse.

As duas pessoas que foram flagradas receberam autuação da equipe de fiscalização e tiveram apetrechos apreendidos, entre eles um arpão utilizado para a caça submarina. Isso porque, no arrecife conhecido como Piscina do Amor estão restritos a exploração, explotação e usos diversos, como a pesca, turismo, recreação, prática de esportes, tráfego e fundeio de embarcações.

As ações de monitoramento, fiscalização e pesquisa são de responsabilidade do IMA, que poderá solicitar o apoio de instituições de pesquisas conveniadas, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Capitania dos Portos e Colônia de Pescadores do Jaraguá.