A empresa levava o óleo diesel para o município de Arapiraca e tombou no quilômetro 12 da BR 101, em Novo Lino
Clarice Maia
A equipe de fiscalização do Instituto do Meio ambiente (IMA) acompanha a remoção do óleo diesel que vazou de um caminhou que tombou por volta das 06h, desta quinta-feira (17), no quilômetro 12, da BR 101, no município de Novo Lino. A empresa fazia o transporte do combustível do estado de Pernambuco para o município de Arapiraca.
Com capacidade para transportar 30 mil litros de combustível, apenas cerca de dois mil litros chegaram a vazar. Segundo informações do gerente de Monitoramento e Fiscalização, Ermi Ferrari, o óleo diesel escorreu pelas calhas existentes no acostamento da rodovia para a drenagem de águas da chuva. Por isso, pôde ser contido e não chegou a contaminar nenhum corpo hídrico.
Um dos documentos que a transportadora deveria apresentar é a Autorização de Transporte de Produto Perigoso (ATPP) interestadual, expedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas o documento apresentado estava vencido. Por isso o relatório do IMA será enviado para o órgão federal tomar as medidas cabíveis.
A empresa recebeu um Termo de Advertência dos fiscais do IMA, com prazo de cinco dias, para que seja apresentada o relatório circunstanciado da ocorrência, com a descrição do acidente e das medidas tomadas para evitar maiores impactos ambientais. A equipe do Instituto acompanha a operação de remoção do óleo para que o caminhão seja desvirado.