Fiscalização do IMA encontra pocilgas às margens do Mundaú

Os técnicos também multaram um lixão no município de Messias

Elayne Pontual

Cerca de quinze pocilgas foram encontradas, pela equipe de monitoramento e fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA), às margens do rio Mundaú, no povoado Várzea Grande, em União dos Palmares.

No local, os técnicos não encontraram lançamento de efluentes, mas, segundo Wolney Lima, assessor ambiental de Fiscalização do IMA, é possível que o órgão solicite a mudança de local das pocilgas.

“Quando o rio enche, os efluentes descem para o Mundaú, por isso é necessário que eles se afastem da margem”, explicou.

Os criadouros foram localizados através de denúncia realizada no aplicativo IMA Denuncie e os técnicos devem voltar na próxima semana para avaliar quais providências deverão ser tomadas pelos proprietários.

Lixão

Na última quarta-feira (16), os fiscais do IMA atenderam a um processo do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e multaram em R$ 35.690 os responsáveis por um lixão que estava aterrando área de Mata Atlântica, no município de Messias.