Gerência de Fauna do IMA/AL aprimora procedimentos de licenciamento

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Equipe participa nesta semana de curso em São Paulo para implantar novos métodos de análise na concessão de licença ambiental

Klaus Roger

Os técnicos da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) concluem, nesta sexta-feira (06), um curso sobre análise de fauna no âmbito do licenciamento ambiental.

O curso ocorreu entre os dias 02 e 06 de outubro, em São Paulo, ministrado pelo departamento de fauna da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Na ocasião as equipes trocaram informações sobre licenciamento, laudos de fauna e seus requisitos mínimos, critérios de avaliação, medidas metigadoras dos impactos, profissionais habilitados para realização dos mesmos, legislação pertinente, metodologia de campo para vertebrados terrestres e critérios para definição de áreas de soltura.

Segundo Epitácio Correia, gerente da Gefuc do IMA, o momento é importante pois a equipe passa por um crescimento e evolução dos procedimentos adotados com “a necessidade de capacitação cada vez maior dos responsáveis pelas análises”.

Criado em 2015, o núcleo de fauna do IMA tem papel fundamental nas ações de conservação ambiental do Estado. Segundo Correia, os procedimentos já adotados  na analise de licenciamento foram bem reconhecidos durante o curso e já servem de referência para outros estados do Brasil.

Diferentes níveis de profundidade nos estudos de fauna, de acordo com as tipologias das atividades e empreendimentos a serem licenciados, serão implantados nos próximos meses.