Complexo turístico do Gunga é multado em R$ 30 mil por descarte irregular de resíduos

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Adesão ao Sgors coíbe esse tipo de crime ambiental 

Dálet Vieira

Empreendimento turístico no município de Roteiro, litoral sul de Alagoas, foi interditado e multado em 30 mil reais por descarte irregular de resíduos sólidos. A ação feita pela equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), nesta última quarta-feira (20), destaca a importância de fazer o descarte adequado e comprovar a destinação dos resíduos.

O responsável também foi intimado a comparecer no prazo de cinco dias à sede do Instituto e apresentar os certificados de destinação final, sendo o descumprimento cabível de multa. Os descartes incorretos de resíduos ganham ainda mais atenção devido a exigência de efetuar cadastro no Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors).

Empreendimentos geradores ou que transportam resíduos sólidos em Alagoas, devem seguir a determinação da Portaria Nº 226/2020 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), fazendo a adesão ao Sgors/AL. As medidas entram em vigor no dia 26 de fevereiro. 

IMA orienta administradores de resíduos no processo de adesão

Instituto promove reuniões cotidianas em sua sede com membros que gerenciam resíduos sólidos. Foto: Ascom/IMA

Paulo Freire, gerente de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi) do IMA/AL, expõe que nesta semana houve uma reunião com engenheiros das principais cooperativas de reciclagem dos municípios de Maceió e Marechal Deodoro, com o intuito de capacitar para a adesão ao sistema.

“Temos que inserir todos os responsáveis dentro do sistema e as cooperativas são formadas por pessoas assistidas que vivem disso. Elas vão fazer parte do ciclo produtivo do uso dos resíduos sólidos, por isso precisam se capacitar para poder utilizar o sistema”, explica Freire.

O cadastro deve ser feito através do link: https://sgors.ima.al.gov.br/. Os técnicos do IMA/AL estão orientando e sanando dúvidas sobre o cadastro pelo Whatsapp (82) 98833-9407 e pelo email: monitoramento@ima.al.gov.br