Herbário de Portas Abertas: em 2023, mais de 500 pessoas conheceram o acervo botânico do IMA

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Visitas podem ser agendadas por meio de formulário online disponível nos perfis oficiais do órgão

Laura Nascimento (sob supervisão)

Iniciado em abril de 2023, o Herbário de Portas Abertas, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL), recebeu 565 visitantes até o final do ano. O projeto possibilita a visita de estudantes, pesquisadores e grupos civis em geral, ao acervo do Herbário MAC (Maceió) do IMA. A ação tem o propósito de divulgar os trabalhos botânicos, as coleções biológicas associadas e sua importância para a biodiversidade, além de incentivar práticas de conservação e apresentar a flora alagoana.

O acervo botânico do IMA possui a coleção mais representativa da flora de Alagoas, abrangendo todas as formações ocorrentes no estado, incluindo Unidades de Conservação Federais, Estaduais e Municipais e conta com uma coleção de cerca de 70 mil plantas catalogadas.

Grupos vindos de diversas partes do estado e mesmo do país visitam o herbário, fator que destaca a relevância acadêmica do acervo. Rosângela Lemos, gerente do herbário, explica que isso se deve a especificidade de trabalhos com a vegetação e a flora alagoana. “É a maior referência que o Herbário MAC traz ao longo dos mais de 40 anos de existência, o que destaca a propriedade do setor no assunto”, conta.

De acordo com as pesquisas de avaliação do projeto, o quesito “atuação dos profissionais do herbário durante as falas e apresentações, tratando da abordagem do conteúdo, abertura ao diálogo, competência demonstrada e uso de língua clara” foi apontado como “ótimo” em 100% das avaliações, sendo uma das opções mais favoráveis da pesquisa. Fator que destaca a aptidão da equipe a se adequar aos mais variados tipos de público.

O Herbário continua de portas abertas a visitas ou palestras. Para se inscrever basta acessar o link https://encurtador.com.br/bgB67. É necessário se atentar às especificações, como os números máximo e mínimo de participantes por visita (de 5 a 35 pessoas). As visitas podem acontecer às terças, quartas e quintas-feiras durante a manhã. A reserva deve ser realizada com 15 dias de antecedência, em seguida, a confirmação é feita pelo próprio herbário, que entrará em contato com o responsável pela inscrição por meio do e-mail fornecido.