Herbário MAC ascende de status na estrutura do IMA/AL

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Medida acontece no Dia do Botânico e ressalta a importância da flora alagoana

Dálet Vieira

Nesta quinta-feira (17), quando se comemora o Dia Nacional da Botânica, o Herbário MAC comemora uma mudança de status para Gerência, dentro do organograma do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL). A medida traz ainda mais destaque aos trabalhos dos botânicos e a flora alagoana, que possui uma riqueza imensurável.

O Herbário MAC é um centro de pesquisa ativa que possui uma coleção botânica com mais de 65 mil plantas catalogadas. Ainda, o espaço que também é considerado um museu da flora alagoana há cerca de 6 anos, é amplamente conhecido pelas contribuições à ciência, com a publicação de livros e pesquisas, e atividades desenvolvidas. 

Um exemplo disso é o Botânico Mirim, projeto desenvolvido com o intuito de fomentar interesse e disseminar conhecimentos de ciência e botânica para crianças de nove a catorze anos.

Reunião anuncia ascensão do Herbário MAC. Foto: Ascom IMA/AL

“Hoje é um dia muito importante, não somente por ser Dia do Botânico, mas também por representar uma conquista para o Herbário, que agora passa a ser uma gerência no organograma do Instituto do Meio Ambiente”, afirma Rosângela Lemos, gerente e curadora do Herbário do IMA. 

Além dessa novidade, que se caracteriza como um reconhecimento da importância do trabalho feito pelo Herbário, está em desenvolvimento o livro “Flora de Alagoas”, que foi dividido em dois volumes, e será lançado ainda no primeiro semestre deste ano. A publicação será a mais importante já produzida sobre botânica pelo Instituto.

Herbário de portas abertas

Outra iniciativa dessa nova Gerência é a organização de visitas guiadas, em que a população poderá conhecer o Herbário, a coleção botânica e todo o trabalho desenvolvido com a orientação dos próprios botânicos que atuam no setor. 

A tour vai acontecer no próprio prédio do IMA, mais precisamente no setor do Herbário MAC. Os grupos serão de cinco a quinze pessoas e o agendamento pode ser feito com o envio de um ofício para o e-mail: herbariomac.ima@gmail.com