Herbário MAC forma nova turma de Botânicos Mirins

Cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (10) e contou com participação de pais e familiares das crianças

Raissa Matias / Ascom IMA/AL

“Agora eu sou um botânico mirim e eu tenho o dever de proteger a natureza”, enfatizou o mais novo guardião do meio ambiente, David Vinícius. Depois de três meses de muitos aprendizados e aventuras, nossos botânicos mirins chegaram na última etapa desse projeto tão especial: a formatura.

Nesta quarta-feira (10), os 45 participantes receberam os certificados que comprovam o seu compromisso com o futuro. O Botânico Mirim já alcançou 165 crianças, que hoje contam com uma base sólida de conhecimento e consciência ecológica.

Esta é a 4ª edição do projeto desenvolvido pelo Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), que tem como missão apresentar para as crianças um pouco sobre a vida botânica e como cuidar da natureza deve ser um ato diário.

“Hoje, nós encerramos essa edição e as crianças estavam muito felizes, os pais também. Tivemos muito orgulho dessa turma, como todas as outras. Ficamos muito felizes em poder passar para eles aprendizados sobre a nossa flora, fauna, o meio ambiente, como preservar os nossos rios, mares. Foi muito lindo e empolgante e eu fico muito arrepiada com tudo o que acontece nesse projeto. Que venha a 5ª edição!”, celebrou a gerente e curadora do Herbário MAC, Rosângela Lemos. 

O projeto conta ainda com o apoio e a colaboração de diversos órgãos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Museu de História Natural, Casa da Indústria, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o programa Ronda no Bairro. 

“Essa é uma iniciativa maravilhosa do IMA e ficamos muito felizes por essa parceria, em poder trazer nossas crianças do Ronda Mirim para participar, conhecer o meio ambiente de perto e formando-as como protetores e defensores do meio ambiente”, comemorou o superintendente do Ronda no Bairro, Tenente-Coronel Fábio Melo.

Em cada encontro, as crianças aprenderam coisas novas que os ajudaram a conhecer o passado, entender o presente e pensar como podem ajudar a promover um futuro mais sustentável. 

“Nunca um projeto me ensinou tanto quanto esse. Foram tantas coisas boas que eu nunca vou esquecer, aprendi muitas coisas novas. Vou ficar com muita saudade e se pudesse participar de novo, eu participaria”, disse o botânico mirim José Arthur, que emocionou toda a família com a sua participação. 

“Ele é o meu primeiro neto, minha maior satisfação foi acompanhar ele nessa missão que foi muito importante para ele e para mim também. Ele disse que gostava muito de participar, sempre foi uma criança muito ligada ao meio ambiente. Me emocionei muito. Eles são o futuro. Agradeço muito por essa oportunidade que ele teve”, contou o avô orgulhoso do José Arthur, Marivan Coutinho. 

Cada um dos botânicos mirins teve suas atividades preferidas, mas uma coisa foi comum para todos eles: a vontade de participar mil vezes se fosse possível. 

“Em todas as aulas eu aprendi uma coisa nova, a que eu mais gostei foi sobre a exposição do Museu de História Natural da Ufal sobre os dinossauros e os animais extintos. Eu queria participar de novo para aprender ainda mais!”, revelou o botânico mirim Matheus dos Santos. 

“Eu conheci vários lugares, gostei de ir para o passeio no barco e também aprendi que não podemos jogar lixo no meio ambiente. Passou tão rápido, eu queria participar muitas vezes”, contou Vinícius Guilherme, que estava acompanhado de sua avó, Viviane Maria. Ela já deseja que sua netinha tenha a mesma oportunidade no futuro. 

“Foi maravilhoso ver essas crianças participando, tendo novos conhecimentos. É muito gratificante para nós ver a paciência de vocês, o carinho, o cuidado, foi maravilhoso. Daqui a seis anos a Eduarda também vai participar”, disse.

Para Bruna Sales, mãe da botânica mirim Laís Rufino, o projeto é um caminho para formar um futuro mais consciente. 

“O Botânico Mirim, para mim, é como se fosse plantio de uma nova semente que vai florescer nesse futuro como projeto de um mundo melhor, que é o que eu desejo para todos. Nós não temos esse mundo hoje, mas eu tenho a certeza de que esse mundo se constrói no presente e é isso o que o Botânico Mirim tem feito”, declarou a mãe.