Herbário MAC recebe estudantes do curso de Farmácia da UFAL

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Universitários verificam quais plantas medicinais da RENISUS estão presentes no acervo do herbário.

Texto: Klaus Roger

O Herbário MAC, instalado na sede do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), no bairro do Mutange. recebeu, nesta terça-feira (17), alunos do curso de Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para conhecer a coleção catalogada da flora alagoana e verificar quais plantas da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS) estão no acervo.

Os universitários realizaram a visita como atividade vinculada a disciplina eletiva de Fitoterapia. Na ocasião iniciaram a verificação da lista de plantas medicinais que estão dispostas na coleção do herbário e a partir do estudo diversas pesquisas poderão ser fomentadas.

Segundo Aline Fidelis, professora do curso de Farmácia na UFAL, o herbário do IMA representa uma fonte importante para os estudos. “Além de muito organizado, acho importante a digitalização que está sendo feita no herbário especialmente  quando estiver disponível ao público. Será extremamente útil para os alunos da área de saúde”, afirmou.

Esta foi a primeira turma de estudantes do curso a realizarem a atividade, uma segunda turma deve fazer a visita na próxima quinta-feira (19).

Atualmente, cerca de 60 mil espécies catalogadas pelo Herbário MAC, estão em fase de digitalização e disponibilização no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr).

Com todos os exemplares coletados no Estado, o Herbário é uma das coleções mais importantes do Estado, com amostras que são representativas de todos os biomas de Alagoas. “Nele cultivamos plantas nativas e as pessoas vêm aqui em busca de atividades educacionais”, afirmou Rosângela Lemos, chefe do Herbário MAC.

As visitas ao herbário e Jardineto Botânico, que funciona como uma porta de entrada para o herbário, são realizadas às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, com turmas de até 30 alunos. O atendimento deve ser agendado através do e-mail herbariomac.ima@gmail.com ou pelo telefone 3315-1747.