Herbário recebe visita de pesquisadora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

A especialista em taxonomia pretende voltar a Alagoas para realizar mais pesquisas

Elayne Pontual

O Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente (IMA) recebeu, nesta segunda-feira (18), uma pesquisadora do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Maria de Fátima Freitas é Doutora em Biologia Vegetal, formada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e veio à Maceió para conhecer e analisar a coleção da família Primulaceae.

Durante a visita, a pesquisadora lembrou que o trabalho realizado em Alagoas está dentro da Lei da Convenção da Biodiversidade. “O Brasil é um dos consignatários para a elaboração da flora e o Herbário MAC está dentro do acordo internacional para desenvolver a flora do País até 2020”, afirmou. Maria Freitas destacou ainda a importância do Herbário MAC como depositário de espécimes importantes para o conhecimento da flora alagoana: “Tudo isso faz parte do compromisso da nação com a elaboração da flora mundial.”

Aproveitando a visita, a curadora do Herbário MAC, Rosângela Lemos, convidou a especialista em taxonomia para fazer parte do projeto “Flora de Alagoas”, em desenvolvimento pelo Herbário MAC, colaborando com as pesquisas sobre a família Primulaceae da flora alagoana: “A ideia é termos um aluno de graduação trabalhando conosco neste projeto. Já fizemos a identificação das espécies e agora iremos verificar outras áreas que precisam ser visitadas pra obter material representativo de todas as espécies ocorrentes no Estado.”

Segundo Rosângela Lemos, o primeiro passo já foi dado com o levantamento do que já existe no acervo botânico do IMA. “Precisamos fazer a descrição taxonômica e coletas em várias regiões pra gente ter uma noção da distribuição geográfica das Primulaceae do Estado”, explicou a curadora.

IMG_02460