No novo espaço virtual o cidadão poderá acompanhar o andamento dos processos de licenciamento, certidões e autorizações
Wanessa Santos
A modernização de atividades, antes realizadas apenas com a apresentação de documentos na forma física é uma das maneiras mais eficazes de promover práticas sustentáveis, especialmente em ambientes de trabalho. Visando facilitar a tramitação dos processos e obter maior controle das demandas o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) lançou o hotsite: consulta.ima.al.gov.br .
No novo espaço o cidadão poderá acompanhar o andamento dos processos de licenciamento, certidões e autorizações, somente preenchendo os campos indicados com o CPF ou CNPJ e o número do processo.
Dessa forma o interessado tem mais comodidade e facilidade, sem precisar que a pessoa necessite comparecer ao órgão para obter informações sobre os processos em andamento.
A modernização deverá seguir para o ponto onde o cidadão poderá, também, dar entrada nesses processos, diminuindo ainda mais a burocracia, a quantidade de produção de papel e facilitando ainda mais a vida da população que precisa desses serviços.
“Desde o início de nossa gestão, primamos pela tecnologia e inovação no serviço público. Essa tramitação online é o passo final para essa trajetória que é um sucesso. O processo não gasta um papel sequer, o que é muito bom para a sustentabilidade e arquivamento dos documentos, pois não se perdem”, afirma Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA/AL.
Fiscalização
Seguindo a linha da modernização das atividades do Instituto, o setor de Fiscalização também já caminha para a informatização dos seus processos. Atualmente, o autuado consegue, por meio do sistema chamado docgo, acompanhar os processos de autuações que estão em andamento.
A ideia é que em breve aqueles que receberam autuação também possam apresentar os documentos que serão digitalizados e anexados aos processos virtuais. Mas, eles também poderão apresentar uma mídia com o documento no formato PDF para anexar.
Além disso, o setor conta, desde 2016, com um aplicativo para denúncias, IMA Denuncie, e atualmente já realiza a abertura de processos administrativos de autos de infração integralmente de forma digital.
Segundo Pollyana Gomes, gerente de monitoramento e fiscalização, a modernização no setor, além de gerar celeridade, auxilia no controle. “Conseguimos ver com facilidade o quantitativo de processos, e de forma mais clara visualizamos o quanto tem demorado, em que fase ele se encontra”, comenta.