IMA/AL lança talonário eletrônico e moderniza ação dos técnicos em campo

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

A ferramenta é parte de um clico de inovações implementadas no sentido de ampliar e otimizar a ação dos técnicos

Clarice Maia

“Nós estamos fechando um ciclo importante na modernização dos serviços, desde a abertura de processos, estabelecimentos de trâmites administrativos até emissão de licenças ambientais, tudo pode ser feito de modo virtualizado. Garantindo, assim, mais celeridade e transparência”.

A explicação do Gustavo Lopes, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), se dá em virtude de mais uma inovação apresentada pelo órgão, o lançamento do talonário eletrônico. Com ele, o ciclo de modernização imprimido na estrutura e serviços disponibilizados à população, alcança um novo patamar.

A ferramenta, disponível em forma de aplicativo para smartphones, deve reduzir o tempo de atuação dos técnicos e garantir maior celeridade aos processos.

Na prática, o talonário eletrônico substitui os blocos para emissão de autos de infração, e outros dispositivos, como o auto de embargo. A utilização do papel é reduzida de modo significativo. Antes, um técnico ao aplicar uma autuação, por exemplo, preenchia três vias de papel, para, na sequência, retornar ao órgão e transformar aquilo num processo que já fora completamente virtualizado.

Com a utilização do aplicativo os técnicos passam a andar com pequenas impressoras térmicas portáteis. Com elas é possível imprimir uma cópia do procedimento administrativo para ser entregue ao autuado. Entretanto, todas as assinaturas, fotografias e inscrição das leis aplicadas ficam registradas no sistema.

Isso porque, agora as autuações geradas em campo iniciam automaticamente um processo aberto no sistema de tramitação dos processos do Instituto. Assim, acontece também uma redução significativa de tempo de atuação dos técnicos, tanto no campo, como na consecução dos trâmites administrativos.

O aplicativo pode ser utilizado em smartphones, nos sistemas Android e iOS, mas apenas pelas pessoas cadastradas no sistema, com senha própria para isso. Para garantir a funcionalidade, o talonário eletrônico também funciona offline, o que garante a atuação também em locais de difícil acesso.