IMA autua pet shops em R$ 38 mil em operação conjunta

Instituto, BPA e CRMV-AL estão realizando monitoramento de estabelecimentos para animais

Janderson Oliveira

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) participou de uma operação conjunta com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Alagoas (CRMV-AL) em pet shops de Maceió. Foram R$ 38.110,00 aplicados em multa a dois estabelecimentos irregulares.

Os dois empreendimentos são localizados no bairro do Tabuleiro do Martins e ambos foram autuados em R$ 14.055,00 por não possuírem licença ambiental. Um deles foi flagrado sob a infração de não possuir Manifesto de Transporte de Resíduos sólidos (MTR) do Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors) de Alagoas, sendo multado também em R$ 10.000,00.

A operação aconteceu com base em denúncias da população. O IMA, BPA e CRMV-AL estão em cooperação para a fiscalização e monitoramento dos estabelecimentos de pet shops. Outras ações devem acontecer, com a colaboração da sociedade em enviar as ocorrências aos órgãos envolvidos.

O Instituto recebe informações de crimes ambientais no aplicativo IMA Denuncie, disponível para Android e iOS.