IMA celebra 35 anos com primeira edição do Troféu Ambientalista Afrânio Menezes

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Evento premiou oito nomes que impactam o meio ambiente de maneira positiva

Dálet Vieira

Em uma noite repleta de emoções, homenagens e com uma linda apresentação da Orquestra Filarmônica de Alagoas, colaboradores do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) celebraram os 35 anos do órgão ambiental e fizeram a entrega da primeira edição do Troféu Ambientalista Afrânio Menezes. O evento aconteceu na última sexta-feira (30) e a premiação contemplou oito nomes que foram destaques na área ambiental, entre personalidades, organizações e empresas. 

Um dos pontos altos da cerimônia foi a presença de Ana Maria Monteiro de Menezes e Leila Monteiro de Menezes, respectivamente esposa e filha do ambientalista Afrânio Menezes. Ambas receberam homenagens, assim como os premiados da ocasião.

A indicação dos nomes para a premiação foi realizada através de formulário online que ficou disponível para a população. Os apontamentos foram para pessoas físicas, organizações da sociedade civil, profissionais autônomos, empresas, indústrias, servidores públicos e entre outros, que tivessem gerado um impacto positivo ao meio ambiente.

As mais de 30 indicações foram conduzidas para a equipe de análise da comissão de seleção que escolheu oito, de acordo com os critérios de triagem: Paulo Dantas, governador de Alagoas; Fernando Veras, engenheiro agrônomo e educador ambiental; Ecopark Sol e Mar; José Maciel Nunes de Oliveira, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco; Instituto SOS Caatinga; Marco Antônio Diniz do Nascimento, secretário de meio ambiente de Delmiro Gouveia; Juliana de Azevedo Santa Rosa Câmara, procuradora da República do Ministério Público Federal; Ricardo César de Barros Oliveira, coordenador de gerenciamento costeiro do IMA/AL.

Durante a oportunidade, Gustavo Lopes, diretor-presidente do Instituto, ressaltou os avanços tecnológicos que aconteceram ao longo dos anos e a importância de homenagear um colaborador que tanto contribuiu para o crescimento do órgão ambiental. 

“Comemoramos tudo que vem acontecendo com o órgão, todos os avanços e êxitos que aconteceram ao decorrer desses 35 anos. Também entregamos os prêmios do Troféu Ambientalista Afrânio Menezes para os vencedores que foram destaques na área ambiental. Ficamos muito satisfeitos por entregar esse prêmio e poder homenagear essa pessoa tão importante que foi o nosso colega de trabalho Afrânio”, relata Lopes. 

O Troféu Afrânio Menezes homenageia os servidores públicos por condecorar o funcionário que colaborou com o IMA por mais de 30 anos. O mesmo nasceu em 1944, era formado em medicina veterinária e foi coordenador de convênios do IMA, além de vice-presidente do conselho de Reservas da Biosfera da Mata Atlântica, iniciativa da Unesco no Brasil. Menezes faleceu em abril de 2021, em Maceió, vítima da COVID-19.

IMA – Órgão ambiental mais antigo do Brasil

Em 1975, por meio da Lei Estadual n° 3543 de 30.12.75, foi criado o Órgão na época chamado de Coordenação do Meio Ambiente. Mais tarde, em 1988, foi alterado para Autarquia Estadual intitulada de Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) que é responsável pela execução das políticas estaduais de meio ambiente. 

O Instituto tem muito a comemorar nesses 35 anos de existência e conta com fatos emblemáticos para o Estado, a exemplo de: 100% do encerramento dos lixões; marco histórico de 100 Unidades de Conservação que contemplam os biomas Mata Atlântica e Caatinga; serviços e inovações digitais; 1,2 milhão de mudas nativas plantadas por meio do projeto Alagoas Mais Verde e 300 mil m² de salsa de praia plantada em áreas costeiras; além do desenvolvimento de diversos projetos que atendem a comunidade civil.