IMA convida para formação sobre as retificações do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Público-alvo, composto por consultores, secretários e técnicos municipais, podem se inscrever online e de maneira gratuita

Dálet Vieira

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) está com inscrições abertas para uma formação sobre as retificações no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Destinado a secretários, consultores e técnicos das prefeituras municipais, o evento acontecerá na quinta-feira (29), das 9h às 14h, no auditório do IMA/AL. O intuito é esclarecer dúvidas e fornecer orientações práticas sobre como corrigir ou atualizar as informações já registradas no sistema, contribuindo para uma gestão mais eficiente.

Para se inscrever basta acessar o link: https://doity.com.br/capacitacao-em-retificacao-de-cadastro-ambiental-rural e fornecer as informações solicitadas. Durante o encontro, os participantes poderão ver assuntos como normas e legislações vigentes, o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis para o georreferenciamento das áreas, e a compreensão dos critérios técnicos que regem a análise das informações fornecidas pelos proprietários rurais.

Após essa formação, o esperado é que o público-alvo convidado repasse os conhecimentos adquiridos e auxilie na implementação de práticas mais sustentáveis, assegurando que os municípios se tornem protagonistas na gestão ambiental local. Assim, poderão agilizar processos, manter as informações cadastrais atualizadas e em conformidade com as exigências legais, além de ampliar a conscientização ambiental entre os produtores rurais.

Vale esclarecer que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais no Brasil. Ele faz parte do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (SINIMA) e tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades rurais em uma base de dados nacional.

Além disso, o CAR é uma ferramenta essencial para o monitoramento, planejamento e combate ao desmatamento, assim como para a regularização ambiental das propriedades, garantindo que os proprietários cumpram a legislação.