IMA divulga relatório com as condições das praias de Maceió

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O relatório de balneabilidade está sendo produzido com novo método e será disponibilizado no sábado

Clarice Maia

A equipe da Gerência de Laboratório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga, neste sábado (08), o relatório de balneabilidade das praias de Maceió. As análises estão sendo realizadas utilizando um método mais preciso e, nas próximas semanas do mês de janeiro, serão divulgados os resultados dos 61 pontos verificados em toda a costa alagoana.

Nesta sexta-feira (08) foi realizada a quinta coleta da semana, para que a definição de categoria própria ou imprópria possa acontecer dentro do que determina a Resolução 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Ela determina que a classificação considere os resultados de 80% de um conjunto de cinco amostras.

Durante o mês de dezembro a equipe aperfeiçoou o método de análise para conferir maior precisão aos resultados. Antes eram considerados os níveis de coliformes termotolerantes (fecais) encontrados. A partir de agora está sendo considerada a quantidade de bactérias como a Escherichia coli (E.coli), considerada patógeno, ou transmissora de doenças.

Segundo informações do diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, na primeira semana foi dada prioridade à Maceió, devido a ocorrência de chuvas e a presença de manchas registradas nas praias de Jatiuca e Pajuçara.

“Como estamos em um período em que é grande a quantidade de usuários nas praias da capital e houve registro de problemas no mês de dezembro, tivemos a preocupação de intensificar as análises nessa área para termos um quadro atualizado da situação”, comentou Gustavo Lopes.

O gerente de Laboratório, Manuel Messias, explicou que o trabalho intenso, com coletas em cinco dias consecutivos e com intervalos de 24 horas, segue na próxima semana, quando a divulgação do resultado será do Litoral Norte e novamente de Maceió. Na terceira semana de janeiro será incluído o Litoral Sul.

“Nossa equipe está mobilizada para realizarmos essas análises”, disse o gerente. Messias explicou ainda que com a mudança de método “o resultado será mais eficaz, teremos melhor representatividade sobre as condições dos pontos”.