IMA e Codevasf realizam mutirão para Cadastro Ambiental Rural

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

A atividade pretende aumentar o número de cadastrados e a participação do estado de Alagoas

Elayne Pontual

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), realizam durante toda a terça-feira (10), um mutirão para inserção de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação acontece no povoado Boacica, localizado no município de Igreja Nova, e segue até a quarta-feira (11).

O objetivo é aumentar o número de cadastrados e ampliar a participação do estado de Alagoas. Segundo Thalyta Almeida, consultora ambiental que atua no setor de Gestão Florestal do IMA, o mutirão começou às 10h da terça-feira (10).

Em abril deste ano, o Ministério do Meio Ambiente prorrogou em mais um ano o prazo, que encerraria no dia 5 de maio de 2015, para que os produtores rurais se inserirem no CAR. O IMA, desde o anúncio da prorrogação, tem intensificado ações de mobilização e divulgação para que mais pessoas procurem fazer seus cadastros.

Instituído com o Código Florestal, o CAR deverá indicar a situação ambiental de todas as propriedades rurais, com a reunião de informações sobre as Áreas de Preservação Permanente (APPs), reserva legal, remanescentes de vegetação nativa e áreas consolidadas.