IMA e Fapeal estreitam parceria para contribuir com o desenvolvimento do Estado

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Aumento do número de bolsistas e o desenvolvimento de pesquisas pelo órgão ambiental são resultados esperados da parceria

Clarice Maia

A parceria entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) pode ser ainda mais estreita e contribuir diretamente com o desenvolvimento do Estado. Os representantes dos dois órgãos se reuniram, na manhã desta terça-feira (01), e fizeram encaminhamentos no sentido de construir projetos para a realização de novas pesquisas.

O presidente e o diretor de Ciência e Tecnologia da Fapeal, Fábio Guedes e João Vicente Lima, se reuniram com o diretor-presidente, a curadora do Herbário e o coordenador de Acordos e Convênios do IMA, Gustavo Lopes, Rosângela Lyra e Anfrânio Menezes. Juntos discutiram a situação dos bolsistas que atuam no órgão ambiental e as possibilidades para construção de um novo projeto para ampliação da parceria.

Em seguida o grupo se reuniu com os pesquisadores bolsistas que atuam no IMA, através da Fapeal, e conheceram parte das dependências do órgão.

O IMA possui atualmente 10 bolsistas pesquisadores contratados através do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas do Estado de Alagoas (PDPP), lançado esse ano pelo governador Renan Filho. O grupo atua na Gerência de Licenciamento, Gestão de Fauna, Assessoria Executiva e Herbário MAC.

A linha de pesquisa que contempla o órgão é chamada Conhecer, Conservar e Documentar a Flora e a Fauna Alagoana. As bolsas servem a diferentes profissionais com formação na área de biologia, veterinária, geografia e arquitetura.

Em visita ao Herbário MAC, a curadora disse que um equipamento que poderia incrementar ainda mais a atuação do órgão é um tipo de scanner que tornaria mais acessível à população a coleção com mais de 63 mil espécies catalogadas.

“A primeira coisa que me ocorre, vendo a demanda de vocês e da cultura, por exemplo, é a de pensar em uma estrutura única com múltiplos usuários, poderíamos conseguir até um equipamento ainda melhor”, disse João Vicente.

O presidente da Fapeal lembrou aos bolsistas do IMA que “como esse é um órgão importante para Alagoas, então é fundamental que vocês estejam muito familiarizados com a formatação de um projeto de pesquisa. Dá para cobrir algumas lacunas, como a necessidade de equipamentos que vocês têm, mas dentro de um projeto de pesquisa”.

Para o diretor-presidente do IMA a presença dos bolsistas no órgão é uma forma de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. “Todos que estão aqui podem contribuir com esse momento de desenvolvimento do Estado”, disse.

Fábio Guedes afirmou ainda que é “preciso abrir cada vez mais o leque da pesquisa dentro do Estado”.

Os representantes da Fapeal conheceram a estrutura do Herbário MAC, a coleção e a forma como o trabalho é desenvolvido no local, além das espécies mais antigas catalogadas e que servem de referência para pesquisadores e para ações de recuperação de áreas. Em seguida puderam visitar a estrutura do Laboratório de Estudos Ambientais, onde os dois órgãos também deverão estreitar a parceria para o possível desenvolvimento de pesquisas específicas.

Ao ter o trabalho da Fapeal elogiado, Fábio Guedes elogiou também o IMA e lembrou que “isso é fruto de um governador que tem uma visão diferente”.