IMA e IBAMA realizam a soltura de 80 animais silvestres em Alagoas

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Entre as espécies estão bicho-preguiça, coral verdadeira, iguana e canário-da-terra

Dálet Vieira

As árvores são essenciais para o desenvolvimento humano e significam refúgio para diversas espécies. Foi nesse cenário de arborização e simbolismo da vida que o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram a soltura de 80 animais silvestres nesta quarta-feira (21), em que se comemora o dia da árvore. 

Durante a ação foram soltos 60 passeriformes das espécies papa-capim, sanhaço, sebite, canário da terra e guriatã, como são popularmente conhecidos, e 14 serpentes das espécies jibóia, salamanta, coral verdadeira, dormideira, cipó e cobra verde. Ainda, retornaram à natureza um bicho preguiça, uma iguana e quatro cassacos.

Os animais estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde foram anilhados e microchipados para o monitoramento. Além de receberem todos os cuidados necessários para estarem aptos à soltura. Ana Cecília, veterinária do IMA/AL, explica que as áreas de soltura são previamente avaliadas para garantir a segurança e bem-estar das espécies.

“Verificamos se a área possui habitats específicos para cada espécie, vegetação, recurso hídrico e quais as possíveis alimentações que o animal pode encontrar por lá. Além disso, avaliamos se o local está próximo de meio urbano”, diz a veterinária. 

Cynira França, bióloga e analista ambiental do Ibama/AL, expõe que a soltura de animais é um procedimento padrão e um dos passos subsequentes à reabilitação no Cetas. “Hoje realizamos a soltura em três espaços remanescentes de Mata Atlântica, fizemos a primeira com os répteis, na sequência mamíferos e passeriformes. Isso acontece para evitar a predação desses animais, que precisam se adaptar àquele meio”.