IMA e Seinfra firmam parceria para avaliar estações de tratamento

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O Instituto terá a responsabilidade de treinar técnicos e analisar amostras coletadas

Clarice Maia

Uma parceria entre o Instituto do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) deverá servir para avaliar eficácia e qualidade do funcionamento das estações de tratamento de esgoto, em quatro municípios de Alagoas. Nós próximos dias será firmada uma parceria formal entre os dois órgãos para que as ações sejam iniciadas ainda durante o mês de outubro.

Entre os primeiros locais que serão analisados estão as estações do Francês e de União dos Palmares, operados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e a do município de Messias, operada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Os encaminhamentos foram feitos durante uma reunião realizada na manhã da quarta-feira (30), entre o assessor especial da Seinfra, Jamerson Lima, o diretor-presidente e o gerente de Laboratório do IMA, Gustavo Lopes e Manuel Messias.

A Seinfra deverá formalizar a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para a contratação de dois bolsistas, dentro do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas do Estado de Alagoas (PPDP). Em seguida será formalizada a parceria com o IMA.

Um engenheiro civil deverá avaliar se os parâmetros estão dentro do que foi previsto no projeto. Um engenheiro ambiental ficará responsável por avaliar o Índice de Qualidade da Água (IQA), ou seja, se o corpo hídrico que está recebendo os efluentes tratados possui capacidade de auto depuração.

A parceria com o IMA será firmada através do Laboratório de Estudos Ambientais que fará uma espécie de treinamento para que os técnicos realizem as coletas quinzenais, e depois deverá analisar as amostras coletadas.