O documento garante a fase de teste do empreendimento para começar a funcionar
Clarice Maia
O diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, entregou, na manhã desta sexta-feira (07), a licença de pré-operação para a fábrica de cimento Zumbi, localizada no pólo industrial do município de Marechal Deodoro. A empresa possuía a licença ambiental de instalação e agora poderá entrar nas fases de testes para poder começar a funcionar.
Segundo Carlos Silva, sócio-diretor da Zumbi Cimentos – Indústria de Cimentos de Alagoas, além de gerar 90 empregos, de modo direto, a fábrica deverá produzir cerca de 500 mil toneladas de cimento por ano.
A equipe do IMA tem acompanhado o desenvolvimento da obra de instalação da fábrica, para garantir a correta destinação dos resíduos que serão gerados com o funcionamento, além da comprovação do cumprimento das condicionantes feitas com a emissão das licenças.
O diretor-técnico do IMA, Ricardo Freitas, explica que a licença de pré-operação possui validade de seis meses, mas antes disso o proprietário poderá solicitar a licença de operação. “Nessa fase o empreendedor pode verificar se todos os equipamentos estão funcionando de acordo com o previsto e dentro dos padrões ambientais”, explicou.