IMA faz palestra para agricultores de Major Izidoro

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Os participantes puderam entender sobre as consequências do desmatamento ilegal 

Mariana Catanduba

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), por meio da Gerência de Educação Ambiental (Gedam), esteve nesta sexta-feira (12) em Major Izidoro. O encontro ocorreu para a realização de palestra em caráter preventivo, devido aos aumentos de multas e processos relacionados a crimes ambientais no município.

A ação foi solicitada pelo defensor público da região, onde cerca de 45 agricultores compareceram. O enfoque principal se deu para o desmatamento na cidade e a importância de reconstituir esse bem. Para isso, técnicos do IMA deram as instruções de como proceder para solicitar as mudas nativas que são disponibilizadas pelo órgão.

O desmatamento irregular é crime ambiental, pois, além de provocar perda na vegetação nativa, destrói o habitat natural de diversas espécies, com isso, provoca o aumento do número de espécies em extinção. Para contribuir com a proteção da arborização local, ao final da palestra, ainda houve doação de 50 mudas de árvores nativas para os agricultores.

A exposição foi dividida em dois momentos: o primeiro abordou os conceitos, os impactos negativos, as estatísticas e estudos sobre o desmatamento do bioma caatinga. Já o segundo discorreu sobre leis de crimes ambientais, reserva legal, autorizações sobre corte legal, penalidades e Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Além de Mirella Cavalcanti, assessora de educação ambiental da Gedam, também estiveram presentes membros da assessoria de agricultores, a Secretaria do Meio Ambiente e Defensoria Pública de Major Izidoro. 

Para contribuir com a preservação do meio ambiente, denunciando práticas de desmatamento ilegal, o aplicativo IMA denuncie está disponível para download por meio do link http://ima.al.gov.br/appdenuncia/. Já para regularizar o desmatamento de áreas, o usuário pode acessar o link https://licenciamento.ima.al.gov.br/#/requerente/conta/entrar, a solicitação será analisada de acordo com os parâmetros exigidos pelo órgão ambiental.