Atividade está embargada e a empresa foi multada em cerca de R$ 35 mil
Janderson Oliveira
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) constatou, nesta terça-feira (1), o lançamento de efluentes in natura de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da BRK, na cidade de Pilar. A vistoria foi motivada por denúncia da população e acarretou em multa e embargo da atividade.
As ETEs – Benedito Cavalcante e Rubens Canuto, estavam funcionando sem licença ambiental e outorga pra lançamento de efluente.
Os fiscais do IMA identificaram o ponto final do recebimento de esgoto, numa ligação clandestina, e a saída dele para um córrego – onde foi feita a coleta para análise no Laboratório de Estudos Ambientais do IMA.
Os representantes da BRK informaram, no local, que as Estações estavam inativas e que todo efluente que chegava lá era levado ao emissário submarino. Mas a vistoria do IMA flagrou o momento exato em que a ligação clandestina entrou em funcionamento, constatando a veracidade da denúncia.
O forte odor no córrego, ligado as ETEs da BRK, indica o lançamento de efluentes sem tratamento no afluente do rio manguaba. A análise da coleta feita deve ser concluída ainda nesta semana.
A BRK Ambiental foi autuada por lançar efluente não tratado, em desconformidade com as normas ambientais vigentes – uma infração grave, com multa de R$ 34.670,59. As ETEs foram embargadas até a regularização da atividade.
Ações como esta são motivadas por denúncia da população. Por isso a importância de utilizar o aplicativo IMA Denuncie, gratuito para Android e iOS, a fim de relatar crimes ambientais.