IMA inicia ações do Mês do Meio Ambiente em prol da Defesa do Rio São Francisco em Delmiro Gouveia

Rio São Francisco é o maior rio 100% brasileiro e corta municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas

Proposta do evento é mobilizar a população local à ação coletiva em prol da preservação desse patrimônio natural

Laura Nascimento (sob supervisão)

Em comemoração ao Dia em Defesa do Rio São Francisco, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) iniciou as ações do Mês do Meio Ambiente com o evento “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico” em Delmiro Gouveia, nessa segunda-feira (3). O evento, organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), contou com um stand de educação ambiental do IMA, onde foram distribuídas sacolas biodegradáveis, mudas nativas da caatinga e apresentados os principais projetos do instituto.

A proposta do evento é mobilizar a população local à ação coletiva em prol da preservação desse patrimônio natural. O rio São Francisco é o maior rio 100% brasileiro e corta municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. As ações do comitê são voltadas para a implementação da política de recursos hídricos, promovendo a instalação de matas ciliares, proteção de nascentes, combate à desertificação, além de diversas outras atividades ligadas não só ao aumento da quantidade de água, mas também à melhoria da sua qualidade.

Ivens Leão, diretor-executivo do IMA, representou o órgão na tribuna de honra da cerimônia, que também contou com a participação de Anivaldo Miranda, coordenador da Câmara Consultiva Regional do CBHSF, Marco Diniz, secretário do Meio Ambiente de Delmiro Gouveia, entre outras autoridades. Ivens destacou a importância da participação multisetorial. “Este é um evento importante de conscientização com diversas instituições e organizações não governamentais. É o momento propício para que possamos unir ações relacionadas à conservação e preservação do São Francisco”, salientou o diretor-executivo.

Anivaldo Miranda ressaltou a integração do CBHSF com o IMA na 11ª edição da campanha Eu viro Carranca para defender o Velho Chico. “Agradecemos muito essa participação do IMA, no sentido de trabalhar com a conscientização das crianças, com as gincanas, com as informações sobre a importância da vegetação, a importância da água, enfim. O apoio institucional é fundamental porque ninguém faz nada sozinho, muito menos o comitê”, destacou Miranda.

Aproximadamente 820 alunos das redes pública e privada visitaram a exposição e aprenderam mais sobre a preservação do Rio São Francisco nos turnos da manhã e noite. Destes, 270 das escolas: Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Irmã Dulce, EMEB Maria Dulce Cavalcante Feitoza, EMEB Professora Virgília Bezerra de Lima e EMEB Governador Afrânio Salgado Lages, participaram da caravana ambiental e puderam concorrer a um passeio no barco-escola, promovido pelo Instituto.

Além das gincanas, foram distribuídas 200 mudas nativas da caatinga. O destaque da exposição foi o projeto “Fossa Jardim”, uma maneira mais ecológica e sustentável de lidar com os resíduos sólidos domésticos e permite que a água volte limpa para o ciclo hidrológico. Kauany Oliveira, estudante do 7º ano da Escola de Educação Básica Santa Rita, visitou o stand do IMA e contou que adorou a exposição. “Eu estou achando bem interessante, bem legal, porque tem muitas coisas que a gente está aprendendo, que a gente está vendo, observando o nosso nordeste”, afirmou a estudante.

As ações do IMA serão intensificadas durante todo o mês de junho em prol da campanha do Mês do Meio Ambiente, com atividades abertas ao público e voltadas à educação ambiental. Ykson Emery, gerente de educação ambiental do órgão, diz que a intenção do mês do meio ambiente é conscientizar a população. “Por meio da educação ambiental é possível transmitir informações sobre a conservação dos recursos naturais capazes de promover uma melhor qualidade de vida para as futuras gerações”, disse Ykson.